A uns 7 ou 8 anos atrás eu tinha uma coluna conhecida como Coluna do Zeca Urubu (iniciada em meados de 2009), era publicada em vários blogs e portais rubro-negros, a antiga Flamanolos, o Blog das Torcidas, o site Bola pra quem Sabe, entre outros, além do podcast conhecido como Urubucast.
Por questões de razões pessoais precisei parar de escrever sobre algo que gosto muito, o nosso Flamengo!
Porém fiquei muito feliz quando, junto com amigos rubro-negros da internet (Tozza, Renato Croce, JEFF, Cida Gomes, Livinha, Adilson Rodrigues, Fábio Justino, Gil Urubuzada, Walter Monteiro, os amigos do Rádio da Nação e diversos outros), conseguimos ajudar no processo de conscientização da torcida sobre a importância do Flamengo se organizar e "retirar" (acho que seria mais afastar por um tempo) aqueles que detonavam o Flamengo e suas finanças.
Veio a gestão dos "azuis", inicialmente com Bandeira de Melo, mas a política rubro-negra não é para amadores e rapidamente o grupo dos "azuis" se dividiu. Mas o importante foi que a semente estava sendo plantada e seguiram na questão de equacionar as contas do clube. Pagamos (como torcedores) por anos com times fracos (não piores que de 2004 a 2006), tudo para recuperar a marca Flamengo.
Então veio 2019 e pareceu que lá estava tudo que plantamos por anos. Apesar do início tumultuado com o Abel Braga (péssima escolha), o curso foi corrigido com louvor ao trazerem Jorge Jesus para treinar o Flamengo.
Vimos o que não acreditávamos sermos capazes de ver de novo, o Flamengo jogando um futebol envolvente, atropelando geral, e fazendo jogo duro com campeão europeu no mundial. Perdemos para um time melhor, mas não teria sido nenhum absurdo se tivéssemos ganho. É do futebol.
Pensei, durante o fim de 2019, se deveria voltar a escrever sobre o Flamengo, mas fiquei receoso de ser apontado como oportunista de aproveitar de um grande ano do nosso clube querido, então voltei apenas para o Twitter e resolvi apenas desfrutar do futebol maravilhoso que o Flamengo despejava pelos gramados da América do Sul.
Veio 2020, iniciamos tão ferozes como em 2019. Parecia um sonho que não ia acabar. Começávamos a sonhar novamente com o Mundial de Clubes, com um trabalho mais consolidado do Jorge Jesus. Porém veio a pandemia de COVID-19.
Então quando o futebol começou a voltar, Jorge Jesus resolveu que era hora dele voltar para Portugal e para o Benfica. Escolha dele, critérios dele. Poderia ter sido mais transparente na saída? Poderia. Poderia ter deixado um legado (além dos títulos), como métodos de treinamento, implantação de metodologia na base e etc? Poderia. Mas o fato é que ele não o fez, e o Flamengo não cobrou (devia ter cobrado isso). Sou grato ao que ele fez por um ano no Flamengo e pelos títulos que conquistou, pelo futebol que o time jogou (ficará para sempre em minha memória, assim como o Fla da década de 80).
Saudades? Terei pelo resto de minha vida (assim como tenho saudades de ver o Zico jogar com o manto, Júnior, Leandro, Adílio, Andrade, etc). Mas o fato é que ele foi embora, e escolheu fazer isso. Não voltará por agora.
A diretoria trabalhou com calma e trouxe Domenec Torrent. Mas esse eu vou deixar para tratar em outros posts aqui na Coluna do Zeca Urubu que procurarei manter por pelo menos uma vez por semana.
Um abraço a todos, até o próximo post e saudações rubro-negras.
Zeca Urubu (@ZecaUrubuRei)
SRN
Parabéns Zeca! E seja bem vindo. Muito sucesso nesse retorno. E bateu uma saudade dos podcasts... abração do Adilson
ResponderExcluirPs: que honra ser citado!
O JJ, para minha alegria, a de quem não torce pro Flamengo, deu mole ao ir embora. Podia ter feito um trabalho inigualável aqui no Brasil.
ResponderExcluirMas uma coisa de bom ele fez: desnudou esses enganadores que há anos fingem que treinam.
A semente foi plantada.
Parabéns pela coluna e desejo toda sorte só Mundo.
Saudações Cruzmaltinas!
Boa sorte neste rertorno ao blog.
ResponderExcluirFizemos nossa parte, lá atrás, como torcedores do Flamengo. Ñ me arrependo, pq a reestruturação financeira está aí. Mas confesso q tenho medo do rumo q as coisas estão tomando atualmente. Infelizmente a política no CRF é tão podre qto em Brasília. São Judas abençoe e proteja nosso clube. #SRN
Parabéns pelo retorno, Zeca! É obrigado pelas citações. É uma honra.
ResponderExcluirTenho muito orgulho de ter apoiado o Bandeira em 2012. As eleições foram emocionantes e muito cansativas. Espero, de coração, que o amadorismo nunca mais volte.
Grande abraço!