quarta-feira, 25 de novembro de 2020

A quem devemos cobrar?

 

A Nação Rubro-Negra procura acreditar que o Flamengo pode ser hegemônico, que a qualidade do elenco atual é para uma nova hegemonia rubro-negra. E errada ela não está.

O elenco que o Flamengo tem hoje, por mais que tenhamos ressalvas e desesperos de ver alguns jogadores com o manto, é o melhor do Brasil. Mas não temos feito isso refletir em campo. Então o que está acontecendo de errado?

Alguns falarão que são determinados jogadores que estragam o time (tenho meus temores em alguns jogadores, que não irei tratar nessa coluna), outros falarão que é a pandemia, outros ainda argumentarão que são os técnicos que por aqui passam não chegam aos pés do Jorge Jesus, e mais alguns outros afirmarão que são os erros da atual diretoria. Quem está certo?

Estive pensando muito sobre isso nestes últimos dias, assisti o jogo de ida da Libertadores contra o Racing (jogo que tivemos muita sorte em não perder), e cheguei a conclusão que não há uma única causa ou um único culpado, é uma conjunção de fatores que se não for acompanhado de perto pela torcida pode colocar tudo que conquistamos nesses 8 anos a perder por pura soberba, e não falo dos títulos de 2019 pra cá.

A torcida não pode só cobrar o técnico ou os jogadores em campo, mas também todo corpo técnico e diretoria do Flamengo, como já mostrado na coluna do jornalista Mauro Cezar Pereira (@maurocezar), em janeiro desse ano, e na matéria do jornal O Globo, publicada à 6 dias atrás (19/11/2020). Tem muita coisa errada sendo feita dentro do clube, e parecem estar usando as recentes conquistas como cortina de fumaça para a torcida não reclamar. O torcedor do Flamengo precisa sempre verificar tudo com lupa no clube, seja ele sócio ou não, sócio-torcedor ou não.

Não podemos nos deixar embebedar pelas conquistas de 2019, que cada dia que passa parece muito mais que aconteceram ao acaso (uma conjunção de fatores que se reuniu e deu tudo certo) do que fruto de algum planejamento, e deixar de cobrar planejamento realístico e profissional de quem está a frente do Flamengo.

A torcida precisa amadurecer e entender que o time em campo é apenas uma parte da completude que é o Flamengo. No Flamengo, precisa ser cobrado em campo? Precisa! É necessário ser cobrado o seu treinador? Sim! Os jogadores precisam ser cobrados? Precisa! A diretoria tem que ser cobrada pelos gastos a frente do clube? É claro! A postura da diretoria frente ao incidente dos garotos do ninho foi correta? Óbvio que não! Então tem que ser cobrada por isso? Claro!

Cobrar somente o técnico, os jogadores e o time em campo é muito pouco. Os dirigentes tem que ter a ciência que não é só de títulos que a torcida precisa. Ela necessita de um clube bem gerido, pois o time em campo é a razão de alegria, mas a marca Flamengo é a razão de orgulho da Nação. Manchar isso é condenável! A torcida precisa cobrar a diretoria por um clube financeiramente responsável, que acolhe seus torcedores, com responsabilidade social, que tenha um time e elenco que encante, um clube que siga as normas trabalhistas e que trate as pessoas com humanidade que uma Nação necessita.

Não é perseguindo opositores, como o Rodrigo Rötzsch (@rodrigorotzsch) e o ex-presidente Eduardo Bandeira de Melo (@mello_bandeira), que atingirá êxito administrativo, social e esportivo.

Parabéns pelas conquistas, mas o Flamengo é bem mais que só conquistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário