Diego Alves é ídolo rubro-negro! Isso não está em discussão. Assim como Júlio César, Raul Plassmann, Catarelli, Zé Grandão e outros (até mesmo um que como goleiro fez muito pelo Flamengo, mas como pessoa fez por merecer tudo de ruim que colheu e vai colher ainda).
Mas a pergunta de agora é: O Flamengo deve renovar com ele, mesmo que isso signifique sair do controle financeiro que o Flamengo tem feito à anos para se recuperar como instituição? Sendo que uma renovação nos moldes solicitados pelo goleiro poderia ter um efeito cascata no elenco, com todos pedindo aumentos similares?
Claro que essa é uma pergunta para o departamento financeiro do clube e não aos torcedores, mas é necessário que o Flamengo não pode voltar as trevas de clube devedor e com nome sujo na praça, que nos deixou no quase ostracismo por décadas, com jogadores recusando-se a virem jogar no clube. Com diversas ações judiciais trabalhistas tomando conta do noticiário rubro-negro.
E aí faço a seguinte reflexão: A quem interessa o Flamengo nesse ostracismo?
Como já escrevi no início desta coluna, Diego Alves é ídolo, mas acredito que o Flamengo não deve se catapultar àqueles anos sombrios que não passaram a muito tempo atrás. É uma linha tênue que separa o clube da organização do clube bagunçado, com isso é necessário pulso firme para manter o clube minimamente organizado (ainda não somos completamente organizados). As gestões recentes ainda carecem de melhorias para evitar que o Flamengo retorne às sombras, se não tomar cuidado e deixar a soberba alastrar, é para lá que iremos voltar.
Outros torcedores (de outros times) sempre se referiram a nós (rubro-negros) como mulambos no tom mais pejorativo que podia-se ter, com o objetivo de dizer que não pertencemos à elite do futebol. A diferença que nós abraçamos e gostamos do termo mulambada, pois é algo que caracteriza o rubro-negro (a capacidade de se entender como maior que essas picuinhas e maior que eles todos). Mas nunca devemos esquecer que eles (todo o resto) querem o Flamengo nas trevas, afundado em dívidas, mau gerido, etc.
Por isso a reflexão acima: A quem interessa o Flamengo nesse ostracismo?
É nisso que se encaixa o título dessa coluna - Precisamos conversar sobre Diego Alves.
Diego Alves tem seus serviços prestados à nação rubro-negra com êxito, mas eu detestaria ver ele preso e amarrado no Flamengo como ocorre com o Cássio no Corinthians. Lá, eles estão presos nos serviços prestados a anos passados pelo goleiro deles, mesmo que ele já demonstre à alguns anos que não tem condições de jogar em um time de elite. Não estou dizendo que Diego Alves tá no nível de atuação do Cássio hoje no Corinthians, mas seu nível está bem abaixo do demonstrado em 2019 e 2020 pré-pandemia. Eu até diria que ele está em um nível inferior ao de 2018 (nem pênalti tem pegado mais).
Ele ainda tem nome e condições de fazer um bom contrato (melhor que o Flamengo está oferecendo) em um clube médio na Europa, para até caminhar para a finalização de sua carreira de modo digno. Mas colocar o Flamengo em complicações financeiras, e depois cair mais ainda seu nível de atuação, em que ficará "preso" ao Flamengo como ocorre com o rival paulista, é algo que eu não gostaria de ver.
Mas há quem se interesse em ver o Flamengo no buraco, sabemos muito bem disso. Flamengo bem ou Flamengo mal a mídia ganha. Mas a mídia esportiva é essencialmente bairrista e não gosta de ver o Flamengo bem, aliás, adora ver ele muito mal.
Ou você acha que estão rendendo o assunto por que querem o melhor para o Flamengo? O Flamengo ganhou de 4 x 1 do Santos ontem (mesmo que tenha sido o Santos fraldinha e fosse obrigação do Fla golear) e só falam do processo de renovação e que a diretoria tem que renovar com o Diego Alves. Esse tem que renovar que está errado, pois não deve ser a qualquer custo. Se o Diego Alves aceitar a renovação nos moldes que estão oferecendo, ótimo, mas não pode renovar se for colocar em risco a austeridade financeira.
Repito: Diego Alves é ídolo! Mas tem deixado a desejar em campo, e renovar nos moldes que ele quer, no momento, é começar a jogar boa parte dos últimos 7 anos no lixo. Se renovar nos moldes propostos pelo clube, estará de boas.